De acordo com o Conselho de Tecnologia da Forbes e Brian Platz, a tecnologia blockchain é uma parte vital da revolução da IA
De acordo com Brian Platz, co-CEO da Fluree, a tecnologia blockchain é uma parte vital do desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA). Em um artigo recente publicado pelo Forbes Technology Group, Platz descreve alguns dos problemas que surgiram no espaço da IA e como o blockchain pode ajudar.
É fácil ver a IA como uma faca de dois gumes – embora possa ser usada produtivamente para o bem da sociedade, muitos indivíduos corruptos usarão essa tecnologia para lucrar, cumprir uma agenda maliciosa ou simplesmente espalhar o caos.
Um exemplo que Platz usou é o Tay, da Microsoft, uma IA de aprendizado de conversação lançada em 2016. O programa de aprendizado de máquina teve que crescer com base nas conversas que mantinha com os usuários do Twitter e essas interações foram usadas como base de conhecimento para adaptar, entender e crescer.
Apenas 24 horas após seu lançamento, Tay tornou-se uma entidade sexista, racista e anti-semita. Isso representa as informações que foram fornecidas à IA pelos usuários do Twitter. Além disso, mostra que as informações processadas pela IA devem ser rigorosamente moderadas, e qualquer informação inserida em uma plataforma da IA deve ser confiável.
Blockchain pode ajudar no desenvolvimento da IA
No recente artigo da Forbes, Platz comenta:
“Nossa crescente confiança no aprendizado de máquina abre as comportas para hackers e outros maus atores manipularem dados e explorarem algoritmos de maneiras perigosas”.
A tecnologia é uma área em constante evolução, o que significa que os hackers sempre encontrarão maneiras novas e criativas de conduzir ataques cibernéticos.
Em vez de apenas esperar que o desenvolvimento da IA encontre soluções para esses problemas, Platz acha que o uso de um sistema de manutenção de registros como o blockchain é uma grande parte da segurança do desenvolvimento da IA.
Ele escreveu que:
“O Blockchain fornece a tecnologia necessária para garantir que os arquitetos de IA possam entender e rastrear o caminho do aprendizado de máquina, permitindo que eles confiem na integridade dos dados que alimentam a IA.”
Programas complexos de IA podem ser difíceis de analisar, pois são mais ‘inteligentes’ do que as pessoas que os estão desenvolvendo – mas o blockchain permitiria aos desenvolvedores ver de onde a IA estava retirando dados e potencialmente impediria que certos tipos de mídia entrassem nos protocolos de aprendizagem da IA.
À medida que o mundo lida com tecnologias como Deepfakes e veículos inteligentes, será vital que a IA tenha acesso a informações confiáveis e também que os desenvolvedores da IA entendam quais dados serão incluídos nos algoritmos de aprendizado da IA. Blockchain pode ser uma grande ajuda, pois a IA continua a crescer em popularidade.
Tags:
Blockchain
Comentários
Postar um comentário